Gerenciamento de estoque com a tecnologia RFID

Untitled-2

A Stok Armazéns Gerais utiliza a tecnologia RFID para o gerenciamento e controle de estoques.

Você sabe o que é o sistema RFID?

O sistema RFID consiste em um dispositivo de rádio que se comunica com uma tag que contém um único chip embutido e uma antena. Assim como os leitores de código de barras, o “interrogador” ou leitor RFID pode ser fixo ou portátil. A tag em si é a extensão das etiquetas de código de barras vistas em todos os lugares atualmente, porém, mais inteligente.

RFID-controle-de-estoque-1024x350

Vantagens do RFID

A vantagem desses sistemas mais “inteligentes” é que, ao contrário da coleta de dados por código de barras, um sistema RFID pode ler as informações de uma tag sem precisar de uma linha de visão ou de um posicionamento específico. Isso significa que os sistemas RFID podem ser muito automatizados, reduzindo a necessidade de leitura manual para o gerenciamento de exceções.

Na fase da produção, as mercadorias recebem uma tag RFID que contém um código eletrônico exclusivo, chamado Número Global de Item Comercial (GTIN), e um número de série que permite a identificação do item em cada ponto da cadeia de suprimentos. Os itens são embalados individualmente ou em lotes e, em seguida, são colocados em um pallet, que também possui uma tag RFID. Quando as mercadorias saem da fábrica e passam pelos terminais de carga, os leitores RFID leem as tags dos pallets e das caixas, identificando todos os produtos e gerando automaticamente o manifesto. As tags são lidas novamente no centro de distribuição ou no armazém, onde a chegada é confirmada e a informação é enviada ao sistema de estoque. Cada leitura fornece informações completas e precisas de recebimento, junto com os níveis de estoque de retaguarda e frente de loja. Então, essas informações são enviadas ao sistema de ERP ou WMS.

Controle do estoque com RFID

Os leitores RFID também permitem o controle de estoques e de datas de vencimento. Com esse nível de visibilidade contínua de estoque em tempo real, as empresas gastam menos tempo e dinheiro em administração e mais tempo em fornecer os produtos ao cliente.

A tag RFID é fixada em uma peça, um conjunto ou uma caixa, e é protegida em cada local. O local e o meio de transporte do item (pallet, sacola, container, caixa, etc.) são verificados no momento da entrada no estoque. Os leitores rastreiam a localização dos racks, seu conteúdo, movimentação e retiradas. São usados leitores portáteis para a contagem de ciclos.

Benefícios do RFID

• Acelera e aumenta a precisão da contagem de ciclos

• Permite a renovação automática de pedidos

• Elimina o desperdício de atividades

• Reduz ou elimina os estoques

• Otimiza o espaço e os custos